• AGM

Cresce o número de perfis falsos de cervejarias e bares

Criar uma conta no Facebook é fácil. No Instagram, no Twitter e em tantas outras redes sociais que mudam e surgem a todo o tempo. Hoje em dia, as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. Em poucos minutos você tem uma identidade para interagir com o mundo todo, anunciar produtos e oferecer serviços.


Para os criminosos o cardápio vai além disso. Os perfis falsos ou fakes são um grande problema neste meio. São vários os casos em que contas são criadas com o intuito de trazer desinformação ou induzir possíveis seguidores a golpes e outros tipos de prejuízos. Ainda que muitas redes desenvolvam medidas para conter a criação de fakes, inclusive declaradas em termos de uso, é possível deparar-se com contas enganosas.

Para se ter uma ideia do problema, só em 2019 o Facebook removeu 6,5 bilhões de contas falsas, e esse trabalho só aumenta.


Os golpes envolvendo a criação de perfis falsos de cervejarias nas redes sociais e aplicativos de mensagens ganharam força no Rio Grande do Sul. Promoções, sorteios e promessa de cervejas gratuitas em perfis falsos de cervejarias e bares é a nova estratégia de grupos de golpistas. As ações cresceram nos últimos meses, explorando o isolamento social e as vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades.


Existem alguns mecanismos e dicas úteis para a identificação de um perfil falso. A maioria delas envolve notar os comportamentos dessas contas: número de seguidores e de contas seguidas, fotos de perfil, nomes de usuário, publicações, entre outros.


Confira abaixo algumas dicas do André Lopes, Advogado Cervejeiro para não caírem no golpe:


DICAS PARA CLIENTES/SEGUIDORES NÃO CAÍREM NO GOLPE


– Os nomes dos perfis falsos costumam ser muito semelhantes às contas oficiais. Fique atento a detalhes como o uso de símbolos, como por exemplo, “_” (underline) no final ou letras dobradas.

– Desconfie de negócios com contas que não sejam públicas. Empresas raramente possuem perfis privados, aqueles que requerem autorização para ser seguido.

– Desconfie de ofertas de produtos, promoções ou serviços com preços muito abaixo dos valores médios no mercado.

– As falsas promoções seguem praticamente o mesmo padrão: sorteio de cervejas, vouchers ou produtos gratuitos, com abordagens que costumam ter estruturas sintáticas mal formuladas e erros de português.

– Tenha o hábito de conferir a data da criação da conta, bem como a quantidade de publicações e de seguidores. Perfis falsos costumam ter um número bem abaixo das contas oficiais.

– Jamais forneça senha ou qualquer outro dado por mensagens recebidas via e-mail ou celular.

– Desconfie toda vez que receber um e-mail com alguma informação que não tenha sido solicitada. Na dúvida, contate sempre o SAC da empresa.

– Uma das formas de dificultar a ação dos golpistas é ativar a verificação em duas etapas, cujo login em redes exige não só o uso de senha, mas também inserção de um outro código, enviado por SMS ou aplicativo autenticador.


O QUE DEVEM FAZER AS CERVEJARIAS/BARES QUE TIVERAM PERFIS “CLONADOS”?


O primeiro passo é denunciar o perfil falso e informar, através do perfil oficial do Instagram e site, a respeito da fraude, indicando o perfil dos golpistas e solicitando que seja feita a denúncia pelos seguidores.


Posteriormente, indica-se realizar um Boletim de Ocorrência. Na maioria das cidades é possível fazer o B.O. de forma online, mas também é possível fazer o boletim em qualquer delegacia. Caso a sua cidade possua uma delegacia exclusiva de combate a crimes virtuais, é indicado realizar o B.O. nesta unidade.


COMO DENUNCIAR?


Acesse a página falsa, clique nos “três pontos” do lado direito superior da tela, logo após em “denunciar”. Os passos seguintes serão autoexplicativos.





#agmicrocervejarias #cervejariasgauchas #cerveja #instabeer #beerlover #cervejaartesanal #craftbeer #CervejaIndependente #BebaLocal #RioGrandedoSul

4 visualizações0 comentário